Se você faz parte do grupo das pessoas que consideram comer doce um dos grandes prazeres da vida, fique atenta à quantidade que anda consumindo. Isso porque esse desejo, muitas vezes, pode se tornar uma compulsão e prejudicar a saúde.
Sentiu que precisa de ajuda para controlar a vontade de comer doce, mas não sabe por onde começar? Fique tranquila. Apostar em algumas atitudes simples no dia a dia pode mudar tudo.
“Os doces não são proibidos, mas devemos refletir e fazer boas escolhas, possibilitando escolher um lanche mais saudável e que traga benefícios para a saúde”, explica Carolina Pimentel, nutricionista e membro do Conselho
Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.
E nem sempre essa necessidade é psicológica – como um reflexo de algum momento feliz, triste ou de ansiedade. Segundo a profissional, ela também pode ser fisiológica, já que o açúcar (carboidrato) é a principal fonte de energia usada pelo corpo, principalmente pelo cérebro.
Dicas para controlar a vontade de comer doce
Para manter a compulsão por doces sob controle e adotar uma alimentação mais saudável, veja abaixo as dicas listadas por Carolina:
1. Coma doce na hora certa
Evite consumi-los em jejum. “O melhor momento para comer um doce é sempre depois da refeição. E por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade.”
2. Faça boas escolhas
Que tal escolher uma sobremesa saudável à base de fruta? “Doce de banana, compotas ou frutas em calda saciam a vontade por doce e ainda oferecem vitaminas, fibras e outros nutrientes para o organismo”, sugere a nutricionista.
Outra opção são os doces com castanhas, já que as gorduras boas diminuem a velocidade de absorção do açúcar, e as barras de proteínas. “No entanto, se você não abre mão do chocolate, prefira as versões com mais cacau. Ele é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger a saúde do coração, além de serem aliados da imunidade e da pele”, orienta.
3. Coma pequenas porções
Consumir doce em pequenas quantidades vai ajudar você a matar sua vontade. Que tal dividi-lo com um amigo? Além disso, isso afasta a fissura e as chances de uma compulsão.
4. Aposte no triptofano
Alimentos ricos nessa substância ajudam no bem-estar e na melhora do humor, uma vez que agem na produção de serotonina. “Dessa maneira, eles também ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade, além de controlar a vontade por açúcar.” Algumas opções são abacate, banana, queijo, amendoim, castanha-do-Pará e ovo.
5. Maneire no carboidrato simples
Alimentos ricos em carboidrato simples, como pães e massas, aumentam a glicemia de maneira rápida. Por isso, prefira os carboidratos integrais, que mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados e consuma em quantidades moderadas.
(Fonte: Womens Health)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*–*/