Se você está economizando para um grande objetivo ou apenas para pagar dívidas, cortar custos é uma das melhores maneiras de fazer mais com o dinheiro que você tem.
E você tem muitas opções para cortar despesas sem sentir que está se privando, afinal, o ponto de saber lidar com o seu dinheiro é não ser refém dele. Saber economizar trata-se de gastar seu dinheiro de maneiras que refletem suas prioridades na vida.
Afinal, o paradoxo de Easterlin já provou que o dinheiro nos torna mais felizes até certo ponto – então use-o para comprar sua felicidade até que ele deixe de fazer isso. E nós temos muitas maneiras de mudar nossos gastos para refletir melhor nossos valores!
A lista é longa, mas nós separamos 4 palavras mágicas que vão te ajudar a conseguir guardar dinheiro. Veja só:
Quero?
É muito fácil comprar algo pelo simples “querer”. É claro que você quer aquele celular novo, e é óbvio que você quer investir uma grana em um tênis bacana. Mas só querer não basta.
Veja quais são as outras palavras que você tem que ter em mente antes de comprar algo novo:
Preciso?
Ok, digamos que você queira muito um novo celular, mas você precisa de um celular novo? O seu ainda está funcionando? Se a resposta for sim, mas por exemplo, a tela estiver quebrada, não é melhor trocar a tela em vez de desembolsar uma grana pra comprar outro celular? E, se não for caso, você tem condições de comprar o aparelho?
Posso?
Depois de descobrir se você quer e precisa de algo, você precisa entender se realmente tem grana pra gastar com essa nova aquisição. Você pode até parcelar uma compra, mas pense se, no futuro, vai ter o valor das parcelas disponíveis para esse investimento sem precisar tirar grana de outro lugar.
Devo?
Por último, pense: você até vai ter a grana das parcelas, e também tem o valor em dinheiro para realizar determinada compra naquele momento, mas você deve comprar aquilo? Você deve pegar essa grana que você poderia investir em algo e usar para comprar algo que talvez não faça tanta falta pra você naquele momento? Você pode, afinal, pegar o valor que gastaria nessa compra e investir para, no futuro, conseguir comprar o mesmo produto sem maiores sofrimentos, então, pense direito.
Sempre que for comprar algo, pense nessas quatro perguntas e você vai sentir a diferença no seu bolso.
(Fonte: Manual do Homem Moderno)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/