2020 ficará marcado, sem dúvida, como o ano que destronou todo e qualquer planejamento. A pandemia da Covid-19 tem virado de cabeça para baixo a vida de milhões de pessoas, para não dizer bilhões, desde março. Para se ter ideia do impacto desse pandemônio, segundo dados do Instituto Paraná Pesquisas, 82,8% da população brasileira foi financeiramente abalada pela crise.
Não existe lado bom em pandemia, existem aprendizados! Portanto, não desanime. Situações como esta enfatizam ainda mais a importância de uma educação financeira, da necessidade de adaptação e resiliência. Selecionamos 4 práticas em finanças que, se bem aplicadas por você, não te deixarão na mão nem em crises dessa magnitude:
1. Ter uma reserva emergencial é essencial
Uma das primeiras lições que a pandemia nos ensina é que guardar grana é fundamental. Por isso, daqui para frente, separe as economias, um pouquinho por vez, e guarde para um fundo emergencial – isso já vai te ajudar a estar mais preparado para eventos inesperados.
Você deve estar se perguntando: “Tá, mas por onde eu começo?”
O passo a passo é esse:
A) Adote um bloco de anotações, físico ou online, e marque o valor que você ganha, quais são os seus gastos fixos e variáveis. Assim, você terá um panorama geral das suas finanças.
B) Analise essas despesas variáveis: você consegue cortar gastos desnecessários?
C) Com as informações do passo 1 e 2, você já consegue avaliar e moldar qual seria o possível valor a ser guardado.
D) Faça sempre uma avaliação da situação e crescimento. Guardar menos ou mais? Isso varia de acordo com os seus objetivos.
E) Dica extra: olhe para a sua grana como prioridade. O sucesso da criação da reserva depende das suas habilidades: foco, disciplina e persistência. Bora lá?
2. Gaste menos do que você ganha
Nunca se esqueça dos seus objetivos financeiros. Para ter uma melhor organização, a primeira regra é: nunca gaste mais do que você ganha! Não podemos controlar tudo na vida, é verdade, porém, dá para minimizar riscos. E como podemos fazer isso? Com um bom planejamento financeiro. Priorize os gastos fixos (água, luz, aluguel) e contas no geral que não podem ser cortadas, além dos gastos variáveis. (Quando colocamos os números em uma planilha, conseguimos visualizar melhor onde estão os gastos – grandes e pequenos – desnecessários).
Olhos atentos nessas despesas! Você realmente precisa comprar? É necessário? Pode atrapalhar o seu orçamento? Na dúvida, economize! No planejamento financeiro, coloque objetivos pessoais e em família. Quais são as suas metas? Além do fundo emergencial, você pode criar uma poupança, e assim usar a grana destinada para realizações pessoais ou conjuntas. Reveja as suas pendências e pesquise como você pode renegociar as suas dívidas. Assim, você terá mais abertura para planejar novas conquistas. Saiba alinhar as suas prioridades e metas. E, o mais importante: observe as suas anotações, reveja os seus objetivos e faça sempre uma análise.
3. Faça mais coisas em casa
Aqui vamos focar em duas dicas:
A) Se aventure na cozinha! Muitas pessoas acabam pedindo comida fora e não se dão conta que isso pode pesar no orçamento no final do mês. Aventure-se a cozinhar, e ainda guarde a grana para investir em novos projetos.
B) Busque uma renda extra: descobrir seus talentos no artesanato, consertos e até na cozinha pode te render uma grana extra, seja vendendo docinhos, pães, salgados ou mesmo artesanatos. Seja criativo naquilo que você faz tão bem.
A pandemia nos mostrou a importância da ousadia, da coragem e da reinvenção em momentos difíceis. Se prove!
4. Flexibilidade é fundamental
Outra prática financeira que a pandemia nos exige é sobre flexibilidade. Separe um tempo do seu dia e faça uma pesquisa na Internet sobre os serviços que cresceram no mercado depois da crise. Talvez a sua área não esteja mais contratando como antes, porém, você pode descobrir novas habilidades para continuar ativo no mercado.
Quem sabe agora é um bom momento para empreender?
Fique atento as suas finanças. Veja as opções e trabalhe para que as mudanças não afetem o seu planejamento financeiro! Agora você já sabe como ter sempre dinheiro no bolso, comece 2021 com um novo olhar, priorizando a sua saúde financeira. E não deixe de seguir as nossas dicas, combinado?
(Fonte: Terra)
Comente, até breve…muito breve! /*–*/