Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

4 formas infalíveis de acabar com as compras por impulso

4 formas infalíveis de acabar com as compras por impulso

impulsebuying

4 formas infalíveis de acabar com as compras por impulso

Segundo o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, os compradores compulsivos já representam 3% da população brasileira. O hábito de comprar por impulso pode virar uma compulsão, virando um problema bem maior na vida do comprador.

Essa compulsão por compras tem um nome e já é considerada doença, a oniomania. A psicóloga Marisa de Abreu Alves fala ao Dinheirama, que o limite entre o comportamento “normal” e a compulsão é “perceber se há prejuízo em alguma área da vida, seja ela financeira, pessoal ou social”.

A especialista considera ato compulsivo quando: o pensamento aparece na mente de forma intrusiva; a pessoa tenta neutralizar o pensamento mas não consegue; o ato compulsivo causa sofrimento e arrependimento.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 33,2% das compras feitas por impulso e sem planejamento acontecem no supermercado, seguidas das compras de roupas (19,2%) e de eletrônicos (13,2%). O índice é maior entre as mulheres (46,4%), as pessoas mais jovens (51,2%) e os pertencentes às classes C, D e E (44,6%).

1 – Pesquise e compare preços. Nunca compre na primeira loja. Além disso, cuidado com descontos milagrosos. Pesquise e compare valores em outros estabelecimentos para saber se está fazendo um bom negócio ao comprar um produto em uma liquidação;

2 – Adie a compra. Quando você gostar muito de algum produto espere para comprá-lo no dia seguinte. Nesse espaço de tempo é possível avaliar se você realmente precisa do item ou se é apenas um desejo passageiro;

3 – Faça listas. Liste os itens necessários antes de ir ao supermercado e só compre o que estiver anotado;

4 – Priorize sonhos. Coloque no papel suas metas pessoais, profissionais e financeiras. É muito mais fácil economizar quando temos metas bem claras, pois elas servem de bússola para nossas atitudes e decisões financeiras.

(Fonte: Organizze)

Comente, 

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

Caminhada Viva Mais: Setembro Amarelo em movimento!

Que tal começar o seu sábado com uma dose extra de alegria e bem-estar? A...

Boa notícia! Novidade aos Aposentados e Pensionistas da Fusan

A Fusan anuncia uma importante novidade! Vem aí uma nova parceria com o Banco Itaú....