Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

4 efeitos colaterais do consumo de vinagre de maçã

4 efeitos colaterais do consumo de vinagre de maçã

image-from-rawpixel-id-425402-jpeg

4 efeitos colaterais do consumo de vinagre de maçã

Atualmente muito tem se falado sobre o consumo do vinagre de maçã, principalmente em jejum, como coadjuvante na perda de peso e até mesmo para melhora da saúde por seu efeito antimicrobiano. Porém, tais achados são controversos e em nome dos possíveis benefícios algumas pessoas estão exagerando no consumo. Sendo assim é importante pontuar alguns riscos associados a este excesso:

1. Corrosão do esmalte dos dentes

O vinagre da maçã, quando ingerido sem ser diluído e de maneira constante, pode danificar o esmalte dos dentes. Isso porque a acidez do vinagre leva a uma perda de minerais que podem acabar gerando a erosão do esmalte.

2. Desconforto gastrointestinal

O pH do vinagre fica em torno 3 a 3,5, ou seja, é ácido, o que de encontro ao estômago vazio gera uma perda progressiva da proteção natural, podendo danificar a parede do sistema gastrointestinal, causando sintomas desagradáveis como queimação e até mesmo erosão esofágica. Além disso, pode agravar uma possível gastrite não diagnosticada e outras condições inflamatórias.

3. Perda da densidade óssea e muscular

Geralmente o consumo do vinagre de maçã com finalidade de emagrecimento é acompanhado por dietas muito restritivas, o que pode gerar diminuição na velocidade de funcionamento do metabolismo, causando o chamado “efeito sanfona”. Momentaneamente ocorre um emagrecimento, porém não é sustentável, pois não envolve reeducação alimentar e, assim que o indivíduo volta ao padrão alimentar anterior, o peso perdido é recuperado. Além disso, dietas restritivas podem gerar compulsão alimentar e aumentar o apetite de forma descontrolada.

4. Cuidado para pessoas com diabetes

O vinagre de maçã é rico em um mineral chamado Cromo, necessário em pequenas quantidades para regular a insulina e o metabolismo de açúcar no sangue, mas o excesso de Cromo pode gerar hipoglicemia. Portanto devemos ter cuidado com pacientes que fazem uso de medicamentos para o controle do diabetes. Por isso, fica a dica, antes de fazer qualquer mudança alimentar para emagrecimento ou saúde, consulte um nutricionista. Ele pode orientar como fazer a coisa certa!

(Fonte: Minha Vida)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Quer aprender a cuidar do seu dinheiro de forma simples e leve?

A Abrapp-Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar acaba de lançar site exclusivo sobre...

Conheça os Candidatos aos Conselhos das Fundações Sanepar

Já estão disponíveis no site das Fundações as informações dos candidatos aos conselhos. Além de...