Com o final do ano se aproximando, é fácil se sentir sobrecarregado. As festividades costumam ser as épocas mais movimentadas do ano, e há ainda a pressão para finalizar todas as obrigações antes do Ano Novo. No entanto, o que é frequentemente ignorado é a oportunidade valiosa que esta época oferece. O último mês do ano é o momento certo para avaliar os onze meses anteriores e estabelecer metas para os próximos doze.
Há quatro dicas que podem ajudá-lo a se preparar para o sucesso nos negócios no ano que chega. Quanto mais tempo você gastar com cada uma, melhor, mas não precisará de muito para começar a ver os resultados. Se você dedicar apenas uma hora por semana, terá concluído todas as tarefas até o final de dezembro.
Veja abaixo, as quatro dicas para um Ano Novo bem-sucedido:
Reveja os últimos 12 meses
A melhor coisa sobre o final do ano é que você já está preparado para entrar no modo de reflexão. É provável que comece a pensar nas resoluções de Ano Novo, além de relembrar os tempos passados com a família e amigos durante as férias. Da mesma forma que reflete sobre a vida pessoal e define metas, você deve pensar na carreira e nos negócios.
Ao refletir, pese o lado bom e o ruim das coisas. Faça um balanço, veja onde chegou na carreira e pense aonde você quer estar — você já pode até se dar por satisfeito, a depender das ambições. Avalie o que correu bem profissionalmente e onde ainda pode melhorar. Peça um feedback aos seus gerentes e colegas, bem como a si mesmo — faça uma autorreflexão. Seja meticuloso nas reflexões, pois, quanto mais detalhadas elas forem, melhor. Tudo a ver com a próxima dica.
Crie um plano de ação para 2019
Depois de refletir, é hora de agir. Estabeleça metas, criando um objetivo amplo para todo o ano e outros menores que complementem e ajudem você a atingir o principal. Crie também um esboço de como e quando alcançará essas propostas, garantindo que esteja no caminho certo. Este será seu plano de ação para o ano.
Você deve revisitar suas metas e seu plano de ação pelo menos quatro vezes durante o ano, afinal, seus objetivos podem se transformar com o tempo. Talvez você mude de emprego ou seja promovido de forma inesperada, ou talvez seja demitido. Seus objetivos não devem permanecer os mesmos, se as circunstâncias se alterarem.
Limpe sua caixa de entrada
Uma caixa de entrada lotada é uma das maiores fontes de estresse no trabalho. Deixe esse estresse para trás e comece o ano com uma caixa de entrada limpa e organizada. Mas atenção: não se trata de simplesmente selecionar todos os e-mails e marcá-los como lidos. Analise cuidadosamente as mensagens, com duas questões em mente: se são urgentes ou se podem ser excluídas. Responda no ato se for urgente e retire-se de correntes nas quais não precisa estar. Criar filtros é a melhor maneira de manter a caixa de entrada em ordem.
Ao longo do ano, faça uma manutenção. Agende um horário para organizar o e-mail uma vez por mês, ou pelo menos uma vez por trimestre. Uma caixa zerada é quase impossível, mas ter tudo sob controle está ao seu alcance.
Finalize o maior número de tarefas possível
Quanto mais tarefas pequenas você finalizar, mais preparado estará para começar a trabalhar no Ano Novo. Separe 20 minutos para responder e-mails ou amarrar pontas soltas em um projeto. Faça arquivos da papelada que está adiando. São as pequenas coisas que mais importam neste momento. Cuidar dessas tarefas garantirá que você comece o ano com foco em questões maiores. Em outras palavras, não fique procrastinando e não deixe para resolver as coisas em janeiro. Sim, é muito mais fácil falar do que fazer, mas é também a parte mais importante.
Se você estiver pronto para trabalhar no próximo ano, reserve um tempo para concluir cada uma dessas tarefas. Você pode resolvê-las aos poucos, ao longo do mês de dezembro, ou enfrentá-las todas de uma vez. O que importa é concluir as obrigações. Quer que os próximos doze meses sejam ainda melhores? Reserve um tempo para concluir essas tarefas pequenas ao longo de todo o ano.
(Fonte: Forbes)
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