4 alimentos que aliviam os sintomas da TPM (e outros 3 para evitar)

4 alimentos que aliviam os sintomas da TPM (e outros 3 para evitar)

healtheat

4 alimentos que aliviam os sintomas da TPM (e outros 3 para evitar)

O período pré-menstrual nem sempre é fácil para muitas mulheres, mas alguns alimentos podem amenizar as terríveis dores e desconfortos na TPM.

De acordo com a nutricionista Luna Azevedo, a alimentação pode ter influência positiva (e negativa) nas cólicas.

“Os laticínios, por exemplo, aliviam os sintomas das cólicas menstruais, pois o cálcio atua na redução das contrações musculares do útero”, disse Azevedo. “Esses laticínios com pouca gordura como o iogurte são uma opção para regular os níveis de cálcio no organismo e diminuir os sintomas da cólica menstrual.”

Veja abaixo outros alimentos para priorizar nestes dias, e outros que é melhor evitar:

Peixes

Segundo a nutricionista, peixes como sardinha e salmão são ricos em vitamina D. Ela ajuda na absorção do cálcio. “Estudos indicam que o ideal é manter uma alimentação rica em vitamina D ao longo do mês para diminuir os sintomas da cólica e da TPM”, aponta.

Sementes e gordura “boa”

Ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados possuem propriedades anti-inflamatórias que aliviam a dor. Esses componentes são encontrados em abundância no abacate, sementes de abóbora e linhaça, assim como no azeite extra virgem, oleaginosas (como nozes) e peixes.

Hortaliças e frutas

As verduras, folhas verdes e frutas são ricas em vitaminas e minerais, importantes para o organismo e essencial para o período menstrual, quando estas vitaminas ficam em baixas concentrações. O consumo de frutas e hortaliças ajuda a diminuir a sensação de inchaço e de desconforto abdominal.

Chás de camomila, hibisco e gengibre

Ao contrário do chá verde e do chá preto, que contêm cafeína, chá de camomila, de hibisco e de gengibre podem ajudar no alívio das dores.

A camomila, além de calmante, alivia cólicas menstruais. Já o chá de gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que podem diminuir a dor. O chá de hibisco também tem propriedades anti-inflamatórias.

O que evitar na TPM

Cafeína

A cafeína tem propriedade estimulante que pode aumentar a irritabilidade. Além do famoso cafezinho, ela é encontrada nos refrigerantes, chá verde e chá preto.

Embutidos e processados

Alimentos ultraprocessados e embutidos possuem altas concentrações de sódio que provocam retenção de líquidos e inchaço, piorando a sensação de desconforto no período pré-menstrual.

Frituras e fast-food

Hambúrgueres e frituras podem ser tentadoras, mas a carne vermelha, margarina e manteiga e o óleo contêm gordura saturada, que aumenta a produção de prostaglandina, capaz de aumentar a sensibilidade (o que pode resultar em dores).

″É aconselhável manter uma alimentação balanceada durante todo o mês para que a ingestão desses alimentos surta efeito no organismo”, complementa Azevedo. “Além da alimentação, é recomendada a prática de atividade física, técnicas de relaxamento e repouso se os sintomas forem agudos.”

(Fonte: Huff Post Brasil)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Assinatura eletrônica nas contratações de Empréstimos também no APP Fundações Sanepar

Em julho deste ano implantamos a assinatura eletrônica nos contratos de empréstimos efetivados via autoatendimento,...

Fusan apresenta o Plano Gera aos aposentados do IDR

Nesta semana a Fusan esteve presente em Londrina e Maringá, nos dias 02 e 03...