3 sinais revelam se o que você está perdendo é gordura ou músculo

3 sinais revelam se o que você está perdendo é gordura ou músculo

training-828760_1920

3 sinais revelam se o que você está perdendo é gordura ou músculo

Se você controla seu peso somente através dos números na balança e ignora outros aspectos que modificam seu corpo, talvez deva rever seus conceitos. Todo emagrecimento está relacionado a uma redução de massa, que pode ser músculos, líquidos e gorduras e cada um deve ser levado em consideração no processo.

A perda de adiposidade é considerada a redução de peso mais saudável, mas dependendo da sua alimentação e de sua rotina de exercício, você pode acabar eliminando não gordura, mas sim músculos, o que não é recomendado, já que o que é prejudicial para a saúde é a gordura, e o que garante um emagrecimento sem flacidez é a manutenção dos músculos.

Perder massa muscular, normalmente por causa de dietas muito restritivas, resulta em diversos problemas de saúde, pois provoca alterações hormonais, influencia no metabolismo, pode levar a doenças como diabetes, além de deixar o corpo flácido e com maior tendência a apresentar celulites.

A relação entre adiposidade corpórea e massa magra é o que importa no resultado final e prestar atenção a sinais simples ajuda a identificar se você está perdendo músculos, e não gordura.

Como saber se estou perdendo músculo ou gordura

1. O nosso organismo é capaz de eliminar uma quantidade limite de gordura por semana. Portanto, se você está perdendo muitos quilos rapidamente (mais de 1,5kg) no período, vale ligar o sinal de alerta, pois o emagrecimento pode estar relacionado à perda de fibras musculares que, neste caso, estão sendo usadas como fonte de energia.

2. Se a perda de peso não vem acompanhada de maior disposição para atividades físicas ou mesmo mais força para realizar treinos, perceba que há algo de errado, mesmo quando a balança indica um peso menor. Cansaço excessivo, preguiça e fraqueza também sinalizam perda de massa magra.

3. Por fim, outra forma bastante simples de identificar que está perdendo músculo e não gordura é através de mudanças bruscas no seu estado emocional. Quando você perde massa magra (usada pelo organismo como fonte de combustível), compromete o bom funcionamento do cérebro que, sem energia, altera funções essenciais e faz com que a pessoa sinta mais irritação, confusão mental e mau humor.

(Fonte: Vix)

Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*–*/

Últimas notícias

Reajuste do Plano SaneSaúde fica abaixo da Inflação

Com vistas a permitir a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro, a Fundação informa que...

Fusan comemora 40 anos com novo site

A Fusan está comemorando bodas de esmeralda. São 40 anos prezando pelo propósito, que é...