Se você também se vê gastando mais do que deveria, comprando as mesmas coisas de sempre e nem tem como usar tudo, hoje, nós do Econoweek vamos te dar três dicas para gastar menos. Isso está dando muito certo para a Yolanda.
A Yolanda Fordelone passou por grandes mudanças em 2019 e acabou fugindo do seu planejamento, gastando mais do que seria o ideal.
Mas ela desenvolveu um método que a ajudou a botar os gastos de volta aos trilhos. São três dicas bem simples, que talvez possam servir também para você.
1. Crie uma lista de desejos
Como a Yolanda passou bastante tempo evitando compras a todo custo, de repente ela se viu querendo comprar tudo de uma vez.
Sabe aquele turbilhão de propagandas que aparece nas suas redes sociais? Pois é! A Yolanda, assim como muitos de nós, também acabava não resistindo e comprava várias coisinhas a mais do que precisava.
Foi aí que teve a ideia de criar uma listinha! Tudo o que a Yolanda vê na internet e fica com vontade de comprar ela anota, mas só revisita essa listinha uma vez por mês para decidir o que irá adquirir de fato.
Assim, ela evita compras por impulso!
2. Estabeleça um limite
Para essa mesma lista de desejos da dica anterior (e para várias outras coisinhas), a Yolanda passou a estabelecer limites de gastos dentro do seu orçamento.
Dessa maneira, ela decide o que será uma boa compra, eliminando todas as outras compras que não seriam tão úteis assim.
Isso vale para tudo! Inclusive para Uber, por exemplo.
Ao estabelecer um limite semanal ou mensal para gastar com corridas de Uber, fica mais fácil ver que precisa dar um chacoalhão na preguiça para acordar mais cedo e ir trabalhar de transporte público. Caso contrário, a volta daquela festinha de madrugada que você combinou pode estourar o seu cartão de crédito.
3. Organize o seu guarda-roupa
Manter o seu guarda-roupas bem arrumado vai fazer você perceber o que realmente precisa comprar e, o mais importante, o que NÃO precisa comprar.
Lembra aquela sensação de não ter roupas para usar? Muitas vezes, a peça do vestuário só está escondidinha lá no fundo da gaveta, e você nem se lembra mais.
Por fim, lembre-se de que nada em excesso faz bem. Inclusive economizar! Separe um dinheirinho para se presentear de vez em quando!
(Fonte: Econoweek)
Comente,
até breve…muito breve! /*–*/