De toda situação ruim, você pode fazer duas coisas: derramar lágrimas ou lidar com a situação e aprender algo. E esta crise é uma daquelas oportunidades para tirar duras lições.
O IBGC – Instituto Brasileiro de Governança corporativa, realizou no final de abril uma pesquisa com executivos de grandes empresas, e mais de 90% dos pesquisados não estavam preparados para uma crise. Porém, de tempos em tempos ocorre um evento que expõe as fragilidades das empresas. Então, se elas sabem que sempre pode acontecer algo do tipo, porque não se previnem? Não parece óbvio?
Agora, imagina você que é empregado assalariado ou autônomo, como vai estar preparado para uma crise se nem as empresas de grande porte estão? Pois é, vou te dizer uma coisa, isso é tão possível, que inclusive vamos te mostrar formas de como sair melhor preparado financeiramente depois de passado este período. E o melhor, aproveitando o que está praticando durante essa quarentena. Ficou confuso? Calma que já vou explicar.
Muitas pessoas tiveram seus rendimentos reduzidos neste período e precisaram se adaptar, ou por assim dizer, viver alguns degraus abaixo de suas possibilidades, diminuindo o status. E essa adaptação pode ser estendida no pós-crise. Olha essas dicas:
1 – Eliminar gastos supérfluos
Se você ficou só dentro de casa ou então fazendo a rota de casa para o trabalho sem paradas, já deve ter eliminado alguns gastos. Cortou aquele café pós-expediente, diminuiu os gastos com os chocolates nas compras do supermercado ou deixou de comprar objetos sem utilidade que corroíam o orçamento. Agora mantenha esses hábitos quando voltarmos ao que conhecemos por “normal”;
2 – Educação alimentar e festas
Com bares fechados e restaurantes atendendo de forma reduzida, você deixou de sair à noite com seus amigos e passou a almoçar menos em restaurantes. Quando tudo voltar ao “normal” que tal sair menos vezes à noite para o happy hour?! Já a alimentação durante o expediente pode continuar sendo a tradicional “marmita”, essa é com certeza uma forma de economizar muito.
3 – Trabalhe em home office
Se você pode e conseguiu trabalhar em casa e isso não afetou seu rendimento, você deve continuar dessa forma, reduzindo assim, gastos com gasolina e/ou transporte público. Inclusive, esta alternativa maximiza seu tempo, uma vez que não investirá mais horas do seu dia no deslocamento, diminuindo também o estresse do trajeto.
(Fonte: Organizze)
Comente, até breve…muito breve