O que são probióticos? Probióticos são micro-organismos vivos repositores das bactérias intestinais benéficas que reduzem o número de bactérias causadoras de doenças. Eles atuam ajustando os imunomoduladores (nutrientes que atuam diretamente no sistema imunológico e fortalecem suas defesas e funcionamento) e a resposta inflamatória.
Ou seja, quando os probióticos são administrados em doses adequadas, têm um papel muito importante no equilíbrio da microbiota intestinal, auxiliando na digestão, na absorção de nutrientes e fortalecendo o sistema imunológico.
Por que probióticos são benéficos para a saúde dos idosos?
Fabíola Crescentini, geriatra da Home Doctor, explica que “os idosos têm alterações na motilidade intestinal, ocasionando uma hiperproliferação bacteriana e facilitando o surgimento de doenças do trato gastrointestinal”. Além disso, os indivíduos desta faixa etária apresentam um declínio natural de diversas funções do sistema digestivo.
Segundo a nutricionista Renata Giudice, problemas comuns entre os idosos e que afetam a saúde do intestino e do trato digestivo são: dificuldade em mastigar alimentos pelo uso de prótese dentária, redução da produção de ácido no estômago, hérnia de hiato, intolerâncias alimentares, uso excessivo de medicamentos e optar por alimentos ultraprocessados como pães macios, açúcares e doces, ao invés de carnes e vegetais, fontes de micronutrientes essenciais e fibras.
Estes fatores levam à disbiose intestinal, um desequilíbrio da flora bacteriana do intestino causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias causadoras de doenças – o que resulta na redução da capacidade de absorção de nutrientes e, consequentemente, na carência de vitaminas. Assim, os probióticos têm um papel importante na hora de promover o bem-estar geral dos idosos. Aqui vão os benefícios da integração dos probióticos na rotina dos idosos!
Benefícios dos probióticos para a saúde dos idosos
- Melhora da função intestinal, controlando a proliferação de bactérias patógenos no intestino
- Úteis no controle de doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e inflamação intestinal
- Prevenção de doenças como câncer, candidíase, hemorroidas e infecção urinária
- Auxiliam em quadros como formação de gases, distensão e dor abdominal, intestino preso, diarreia recorrente e refluxo
- Melhoram o processo digestivo e aumentam a absorção de nutrientes
- Fortalecem o sistema imunológico por aumentarem a produção de células de defesa
- Melhoram a disposição física e emocional
- Previnem doenças metabólicas como obesidade, dislipidemia, controle glicêmico e hipertensão arterial
- São aliados na diminuição dos índices de depressão
- Ajudam na redução da perda óssea
- Ajudam na digestão da lactose, especialmente em pessoas com intolerância à lactose
- Contribuem na melhora do humor
Como consumir probióticos?
Segundo o médico clínico geral, Roberto Debski, a saúde do idoso melhora com utilização dos probióticos apenas quando eles são necessários. Ou seja, o mais importante é fazer uma avaliação personalizada para uma dieta apropriada e dosagem prescrita para probióticos administrados em cápsulas.
Esses micro-organismos vivos também podem ser adquiridos por meio de alimentos como o kefir, iogurtes com probióticos – desde que não tenham nenhum tipo de açúcar na composição -, alimentos ricos em fibras e oleaginosas. Pessoas com doenças inflamatórias intestinais, diarreia ou outras patologias intestinais não devem fazer uso deste produto funcional sem supervisão.
(Fonte: Minha Vida)
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*–*/