Como qualquer objetivo, manter suas finanças estáveis e ter sucesso financeiro requer o desenvolvimento de bons hábitos financeiros. Tenho pesquisado extensivamente esse tópico nos últimos anos em minha busca para eliminar dívidas, aumentar minhas economias e aumentar a segurança financeira para minha família. Vou falar mais sobre esses hábitos individualmente, mas gostaria de listá-los em um resumo (eu sei, mas sou um criador de listas compulsivo). Aqui eles estão em nenhuma ordem particular:
Faça economias automágicas
Essa deve ser sua prioridade, especialmente se você ainda não tem um fundo de emergência sólido. Transforme-a na primeira fatura que você paga em cada dia de pagamento, tendo um determinado valor transferido automaticamente de sua conta corrente para sua poupança (tente uma conta poupança online). Nem mesmo pense sobre essa transação – apenas certifique-se de que aconteça, a cada dia de pagamento.
Controle seus gastos por impulso
O maior problema para muitos de nós. Gastar por impulso, em comer fora, fazer compras e compras online, é um grande dreno em nossas finanças, a maior quebra de orçamento para muitos e uma maneira segura de enfrentarmos dificuldades financeiras.
Consulte Monitore seus gastos por impulso para obter mais dicas
Avalie suas despesas e viva com frugalidade. Se você nunca rastreou suas despesas, experimente o Desafio de um mês. Em seguida, avalie como você está gastando seu dinheiro e veja o que você pode cortar ou reduzir. Decida se cada despesa é absolutamente necessária e, em seguida, elimine o desnecessário.
Invista no seu futuro
Se você é jovem, provavelmente não pensa muito sobre a aposentadoria. Mas é importante. Mesmo se você achar que sempre pode planejar a aposentadoria mais tarde, faça-o agora. O crescimento de seus investimentos ao longo do tempo será incrível se você começar na casa dos 20 anos.
Comece aumentando seu 401 (k) até o máximo da compatibilidade de sua empresa, se estiver disponível para você. Depois disso, a melhor aposta é provavelmente um Roth IRA. Faça uma pequena pesquisa, mas faça o que fizer, comece agora!
Mantenha sua família segura
O primeiro passo é economizar para um fundo de emergência, para que, se alguma coisa acontecer, você tenha o dinheiro. Se você tem um cônjuge e / ou dependentes, você deve definitivamente fazer um seguro de vida e fazer um testamento – o mais rápido possível! Pesquise também outros seguros, como seguro do proprietário ou do locatário.
Elimine e evite dívidas
Se você tem cartões de crédito, empréstimos pessoais ou outras dívidas semelhantes, precisa iniciar um plano de eliminação de dívidas. Liste suas dívidas e organize-as em ordem do menor saldo no topo ao maior na parte inferior. Em seguida, concentre-se na dívida no topo, colocando o máximo que puder nela, mesmo que seja apenas US $ 40-50 extras (mais seria melhor).
Quando essa quantia for paga, comemore! Em seguida, pegue o valor total que você estava pagando (digamos $ 70 do pagamento mínimo mais os $ 50 extras para um total de $ 120) e adicione-o ao pagamento mínimo da próxima dívida maior.
Continue esse processo, com sua quantia extra crescendo como uma bola de neve à medida que avança, até que você pague todas as suas dívidas. Isso pode levar vários anos, mas é um processo muito gratificante e muito necessário.
Use o sistema de envelope
Este é um sistema simples para controlar quanto dinheiro você tem para gastar. Digamos que você reserve três valores em seu orçamento a cada dia de pagamento – um para gasolina, um para mantimentos e um para comer fora. Retire esses valores no dia do pagamento e coloque-os em três envelopes separados.
Dessa forma, você pode rastrear facilmente quanto você deixou para cada uma dessas despesas e, quando ficar sem dinheiro, você saberá imediatamente. Você não gasta demais nessas categorias. Se você costuma ficar sem dinheiro muito rápido, talvez precise repensar seu orçamento.
Pague as contas imediatamente ou de forma automática
Um bom hábito é pagar as contas assim que elas chegam. Além disso, tanto quanto possível, tente fazer com que suas contas sejam pagas por dedução automática. Para aqueles que não podem, use o sistema de cheques online do seu banco para fazer pagamentos automáticos regulares. Dessa forma, todas as suas despesas normais em seu orçamento são atendidas.
Quanto mais você se educar, melhores serão suas finanças.
Procure aumentar seu patrimônio líquido. Faça o que puder para melhorar seu patrimônio líquido, reduzindo sua dívida, aumentando sua poupança ou aumentando sua renda, ou todas as opções acima. Procure novas maneiras de ganhar dinheiro ou de receber mais pelo que faz.
Ao longo dos meses, se você calcular seu patrimônio líquido a cada mês, você o verá crescer. E isso é ótimo.
(Fonte: O petróleo)
Comente, até breve…muito breve