De acordo com pesquisa feita pela Recovery, empresa de recuperação de créditos em atraso, com consumidores das cinco regiões do Brasil, um a cada três brasileiros afirma que o motivo de estar inadimplente é o descontrole financeiro. Pensando nisso, separamos sete dicas essenciais para o planejamento de gastos, com o objetivo de ajudar as pessoas a não entrarem em uma bola de neve de dívidas. A lista faz parte do livro “A
Herança”, escrito pela consultora financeira, Elaine Toledo, e que acaba de ser relançado pela Editora Alaúde.
1 – É preciso querer. Já diz o ditado que quem quer arranja um jeito, quem não quer, arranja uma desculpa. Quando queremos de fato, superamos as dificuldade e limitações. Lembrando que nossas decisões na maioria das vezes são emocionais é preciso estar bem atento na hora de usar o dinheiro para fazer as escolhas certas. Pergunte antes de passar no caixa: eu realmente preciso disto agora?
2 – Anote tudo o que gasta. Diariamente, num bloquinho ou no próprio celular, se emitir cheques, anote no mesmo dia que emitiu o valor do gasto, mesmo que demore uns dias para cair na conta, subtraia o valor de imediato para não se enganar e acabar gastando sem poder.
3 – Planilhas são amiga. Semanalmente passe os dados anotados para uma planilha. Unifique o controle anual e mantenha uma planilha resumo, onde é possível lançar compras com cartão de crédito inclusive as parceladas. Desta forma quando for abrir a planilha dos meses seguintes, verá quanto já está comprometido do seu orçamento.
4 – Planeje seus gastos. Estipule o valor máximo que pode ser gasto com cada despesa e semanalmente analise o que está acontecendo. Se necessário mude de atitude, faça nova escolhas para ajustar o orçamento.
5 – Analise os resultados dos meses anteriores. Uma vez ao mês faça a análise dos resultados e planeje o que deseja fazer com seu dinheiro no mês seguinte.
6 – Poupe, poupe, poupe. Crie o hábito de poupar mensalmente mesmo que seja pequenas quantias.
7 – Pesquise antes de comprar. Planeje as compras, pesquise preço e qualidade, pesquise sobre o fornecedor, poupe para juntar o dinheiro e compre sempre à vista. As possibilidades de pagar menos comprando à vista são maiores.
(Fonte: Ela por elas)