Falar com crianças sobre dinheiro é importante. Mais importante ainda é explicar de onde vem o dinheiro que compra o brinquedo novo ou que aparece na mesada. Sabendo de onde vem será mais fácil entender o valor de cuidar do dinheiro, afinal, ele é resultado de um esforço da família.
Cartões e cheques
“Não tem dinheiro, mamãe? Paga com cartão”. É normal crianças pensarem que o cartão é uma fonte inesgotável e que se “recarrega” sozinho. Converse com os pequenos e explique que a gente paga com “dinheiro” tudo o que gasta nos cartões de crédito ou débito e que é preciso ficar de olho nos gastos pra não se atrapalhar financeiramente.
O que é salário?
Bata um papo com as crianças e fale sobre trabalho remunerado. Conte que todos os dias, quando você sai de casa para o trabalho, é para realizar tarefas que são compensadas com uma certa quantidade de dinheiro. O nome disso é salário e a gente precisa usar isso com sabedoria.
Cuidar bem do dinheiro
Precisamos deixar claro para os pequenos que cuidar bem do dinheiro é tão importante quanto ganhar. Explique para as crianças que você pode “desperdiçar” todo o esforço do seu trabalho se não usar o dinheiro com inteligência.
Ensinar de forma lúdica
Uma forma bacana de ensinar o valor do trabalho para as crianças é incentivando-as a conquistar o próprio dinheiro, seja recompensando por fazer alguma atividade doméstica extra ou com um bazar de brinquedos usados, por exemplo.
(Fonte: Consumidor Positivo)