Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

5 passos para ter educação financeira ainda na faculdade

5 passos para ter educação financeira ainda na faculdade

Para não enfrentar problemas financeiros durante a faculdade e começar a poupar desde já, o instrutor João Carlos ensina 5 passos essenciais para se ter educação financeira ainda na faculdade. Confira!

1. Saiba o quanto ganha 

O primeiro passo é saber exatamente quais são suas fontes de renda no mês. “Hoje, sabemos por pesquisas que grande parte da população não sabe nem quanto ganha”, afirma João.

2. Saiba o quanto gasta

Não adianta saber o quanto se ganha se não sabe o quanto se gasta. “O que nos leva ao endividamento ou uma má educação financeira é exatamente não saber quanto sai por mês”, enfatiza João.

Classifique todos seus gastos do mês em gastos fixos e gastos variáveis. As despesas fixas são contas mensais, como a mensalidade da faculdade e a alimentação. Já as despesas variáveis são os gastos com livros, roupas ou lazer, por exemplo. 

3. Reduza as despesas variáveis

“O primeiro passo para poupar quando falamos de educação financeira é diminuir as despesas variáveis”, explica João. O instrutor aconselha a diminuir os gastos com produtos supérfluos, para que sobre mais dinheiro no fim do mês.

4. Pesquise sobre o mercado financeiro

Hoje, há vários sites de instituições financeiras, blogs ou canais no Youtube que oferecem conteúdo ou cursos sobre finanças pessoais e produtos do mercado financeiro, tanto de investimento quanto de crédito. “Assim, o jovem pode entender qual produto que ele pode utilizar quando precisar comprar algum material de estudo, como livros ou computador, sem ficar endividado”, elucida João.

5. Poupe seu dinheiro

Seja na poupança ou em investimentos variáveis, o importante é guardar dinheiro. Para João, a maior dificuldade dos jovens é ter consciência que ao guardar dinheiro hoje, ele está pensando no seu futuro. Diferente do imediatismo trazido pelas tecnologias, o investimento financeiro é uma semente que gera frutos daqui meses ou anos. 

“O jovem deve pensar que talvez tenha que abrir mão de algum lazer hoje, mas que está fazendo uma reserva financeira para no futuro ter uma qualidade de vida melhor. Não é preciso ficar sem lazer, ele pode trocar um cinema com os amigos por um passeio num parque de entrada gratuita, por exemplo”, conclui João Carlos.

(Fonte: Quero Bolsa)