Você sabe que tem um prazo e sua mente não para de te lembrar sobre ele. Você sabe que é importante, mas, por algum motivo, não faz. Opta por responder e-mails, limpar aquela gaveta bagunçada, marcar seus retornos médicos… Enfim, você procrastina o máximo que pode para evitar uma tarefa chata e/ou difícil.
Todos sabem que isso é um método de trabalho ruim (se é que pode ser chamado de método), mas, infelizmente, é muito difícil abrir mão da “preguiça” e começar logo tudo que precisa ser feito.
A primeira reflexão a ser feita é: “Porque eu estou adiando esse dever?”. É muito difícil? Não tem motivação? Você está cansado?
Seja qual for a razão, o seu cérebro vai procurar rotas de fuga para não começar o trabalho e, por isso, você começa a ir atrás de outros afazeres, mesmo que eles não sejam importantes. Ao fazer algo que é o oposto do que deveria, você está dando a si mesmo um elemento externo que pode culpar pelo fato de não progredir com a tarefa inicial.
Mas então, como parar com isso? Selecionamos três passos fundamentais.
1 – Divida a tarefa em pequenas ações
Às vezes pode até parecer que o seu objetivo é muito mais complicado do que realmente é, e a melhor maneira para driblar isso é dividindo-o em outras pequenas etapas.
Selecione passos menores e mais fácies que no final e em conjunto, tornam-se a tarefa que você tinha que cumprir, e se organize para cumprir uma a uma, respeitando a ordem de importância.
Veja como cada item cumprido no seu tempo vai te animar e, consequentemente, a vontade de procrastinar vai diminuir.
2 – Isso não é uma maratona
Pode parecer contraditório, mas pausas são necessárias e essenciais para aumentar a sua produtividade e melhorar sua saúde mental.
É muito comum que, depois de procrastinar por todo o tempo disponível, sejamos acometidos por um desespero em terminar logo e o nosso único pensamento é não desligar o computador até que aquilo esteja acabado.
A verdade, porém, é que essa atitude só te deixa mais cansado e mais desmotivado para continuar e sua produção tende a cair.
Lembre-se: isso não é uma maratona. Faça pausas, respire, mas não perca o foco!
3 – Cuidado com o estresse
Estresse e produtividade são duas palavras que não combinam, e ele é um dos grandes culpados pela vontade de procrastinar.
Uma pesquisa realizada pela Towers Watson revelou dados interessantes:
→ 57% dos trabalhadores que têm elevado estresse no trabalho sentiram-se menos produtivos e desengajados.
→ 68% dos trabalhadores consideravam que as horas necessárias para completar o seu trabalho diariamente excediam as horas de trabalho.
O que fazer então? Não deixar que o nervosismo o controle.
Conheça seu ritmo, aprenda seus limites e mantenha-se calmo, essa é a melhor estratégia para aumentar a sua produção de trabalho.
(Fonte: Finanças Pessoais)