De acordo com pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias endividadas no Brasil representa 64% da população. Diante deste cenário, a economia doméstica é indispensável.
Por isso, separamos 15 dicas de economia doméstica para toda família. Confira a seguir!
1. Compare preços na internet
Aparentemente boba, esta dica pode fazer você economizar muito. O maior ganho aqui não é dinheiro, é tempo. Existem sites que comparam o preço do que você pretende comprar em vários sites ao mesmo tempo.
2. Faça você mesmo
Faça suas próprias coisas. Com a enxurrada de tutorais disponíveis na internet, hoje você pode aprender a fazer muita coisa. Desde sabão até itens de decoração, por exemplo. Esta hoje é uma tendência na internet, conhecida como DIY — sigla para Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo.
3. Use programas de relacionamentos de pontos
Com programas de relacionamentos de pontos, é possível trocar sua pontuação desde viagens até itens para sua casa. A grande vantagem aqui é que você não precisa gastar mais para trocar seus pontos por benefícios. Você vai pegar os gastos que já faz e convertê-los em benefícios.
4. Troque programas fora por programas de casa
Sair é sempre mais caro do que fazer um programa em casa. Portanto, na medida do possível, intercale sua programação.
5. Não pague suas contas com atraso
Embora inicialmente a multa e os juros pareçam insignificantes, o acúmulo deste valor por mês representa uma quantia relevante ao final do ano.
6. Compare preços de mercados
Antes de fazer sua compra de mês, pesquise entre as opções de mercados próximos. Às vezes um deles é muito mais em conta do que os demais. Aproveite promoções do tipo Semana da Limpeza, por exemplo, para comprar itens desta lista com menor preço.
7. Faça lista de compras
Não vá ao mercado sem saber o que comprar. É importante fazer a lista para saber não só o que precisa, mas também a quantidade necessária e evitar desperdícios de dinheiro.
8. Evite shopping
Shoppings são verdadeiros templos do consumo. Evite-os sempre que possível.
9. Aprenda a cozinhar
Comer em casa representa uma boa economia. Abuse dos tutoriais no YouTube para aprender a fazer qualquer tipo de prato!
10. Reveja seus gastos com planos de internet e celular
Com a oferta de operadoras, é possível conseguir descontos e benefícios pagando menos. Pesquise e economize!
11. Fuja de cartões com anuidade
Hoje há uma oferta de bancos digitais no País que oferecem cartões livres de anuidade. Se você ainda paga esta taxa, negocie com seu banco ou simplesmente encerre sua conta e abra em um banco com mais vantagens para o seu bolso.
12. Venda o que não usa mais
Certamente tem algo em casa que não tem mais utilidade para você, mas tem valor de mercado. Na internet, dá para fazer uma renda extra vendendo o que você não usa mais.
13. Controle seus impulsos
Reflita antes de comprar. Agir por impulso vai fazer você comprar e se arrepender.
14. Invista seu dinheiro
É preciso ter equilíbrio. Não adianta economizar por economizar. Invista suas economias para acelerar seus ganhos.
15. Use planilhas
Para organizar seus gastos e obter um mapeamento financeiro, as planilhas são as melhores aliadas. Só assim você saberá para onde está indo o seu dinheiro.
(Fonte: Seleções)