Os empréstimos consignados concedidos aos participantes Ativos e Assistidos do Plano FusanPrev é uma modalidade de Investimento prevista na Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.994/2022. A Fusan concede empréstimo aos seus participantes desde o início do plano e a partir de então, busca a melhoria contínua do processo, adequando a carteira sempre que necessário.
Diante disso, buscando mais segurança, liquidez, rentabilidade e diminuir os índices de inadimplência, fizemos algumas alterações no seu funcionamento.
A seguir, apresentamos como funcionará a carteira de empréstimos a partir de janeiro de 2023.
1) Modalidade SIMPLES: Limites e Prazos de Amortização para participantes Ativos e Assistidos.
Encargos Financeiros: Taxa de juros de 0,80% ao mês, acrescido
da variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)
Para os participantes assistidos, o refinanciamento ocorrerá após amortização de no mínimo 10% do valor contratado.
2) MODALIDADES DE CURTO PRAZO
3) Para todas as classes de participantes fica estabelecido o valor mínimo de crédito de R$ 500,00, nas modalidades de curto prazo e simples.
4) A cobrança da taxa de risco permanecerá suspensa, conforme estudo elaborado anualmente pelo Núcleo Atuarial da Entidade.
5) Taxa administrativa: 0,03% a.m.
6) Os participantes que já possuem contratos em andamento permanecem sem qualquer alteração. Essas modificações serão implantadas apenas para os novos contratos e refinanciamentos efetuados a partir de JANEIRO DE 2023.
Lembre-se: Antes de fazer um empréstimo, avalie sempre a real necessidade e compare os prazos, as taxas de juros e os encargos praticados em outras Instituições Financeiras ou Sindicatos de classe.