Plano Misto Fapa

Com o processo de incorporação da FAPA pela
Fusan, que se encontra em andamento, a Fusan
passará a ser administradora do Plano Misto da FAPA.
Com esta transição, a perspectiva é de menor custo
administrativo e melhores possibilidades de investimentos
pelo aumento de patrimônio administrado.

Notícias

Mais um Convênio de Adesão Assinado

Na última quinta-feira (23), a Fusan assinou mais um Convênio de Adesão, dessa vez, com...

Reajuste do Plano SaneSaúde fica abaixo da Inflação

Com vistas a permitir a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro, a Fundação informa que...

Em 2009 foram iniciados estudos verificando a possibilidade da Fusan administrar o plano Misto da Fapa. Este acontecimento teve novo momento em 2013, sendo que em ambas as situações a parceria não foi efetiva em decorrência de entraves que foram adequados com o passar dos anos, como a transformação da Fusan em entidade multipatrocinada. 

No ano de 2021, com a evolução do sistema de previdência e a tendência verificada nos últimos anos com várias transferências de gerenciamento e incorporações, as entidades retomaram os contatos e diante de um processo seletivo transparente, com requisitos técnicos e avaliação da capacidade das entidades participantes, foi definido pelo IDR-PARANÁ e pelo seu órgão supervisor que é a SEAB, que a Fusan estaria apta para administrar o Plano Misto da Fapa.

Para considerações finais das entidades, as tratativas e formalização do processo passaram por todos os níveis de controle e governança, incluindo Due Diligence realizada por empresa terceirizada, buscando a transparência e segurança para todos os envolvidos nas decisões.

No dia 26 de maio de 2022, o Conselho Deliberativo da Fusan aprovou a operação. As próximas etapas do processo terão assessoria também terceirizada para o encaminhamento do processo para Previc, contendo as documentações necessárias para que o órgão analise e aprove a incorporação da Fapa pela Fusan, sendo que após este ato, as entidades estarão aptas para a continuidade do processo. 

Buscando manter a transparência e prestando informações necessárias, nos meses de  agosto e setembro serão realizadas reuniões nas mesorregiões e regionais do IDR-PARANÁ em todo o Estado, visando apresentar o processo e a Fusan.

Importante destacar que nesta administração será mantida a segregação dos ativos dos planos, mantendo os compromissos de forma individualizada, trazendo segurança para os participantes.

Esta ação busca trazer vantagens para os participantes dos planos, com perspectiva de menor custo administrativo e melhores possibilidades de investimentos pelo aumento do patrimônio administrado e perenidade pelo crescimento da entidade administradora.

Além das vantagens mencionadas acima com custos acessíveis, os participantes do plano vinculados ao IDR, terão acesso a uma estrutura de atendimento em 17 regionais distribuídas pelas diversas regiões do Estado do Paraná, além de representante responsável pelo atendimento presencial na sede do IDR em Curitiba. Demais canais de atendimentos como site, portal do participante, WhatsApp, 0800, Chat Bot e e-mail serão disponibilizados.

Ações voltadas à Educação Financeira serão disponibilizadas para os participantes, visando auxiliar no planejamento futuro, consolidando reservas que proporcionam benefícios satisfatórios. 

Todos estes benefícios serão administrados por uma entidade reconhecida pela sua estrutura técnica e de governança, com premiações pelo PNQS e certificação com selos de Autorregulação em Governança Corporativa e Investimento, concedidos pela Abrapp.

Estima-se que o processo de incorporação poderá ser concluído até dezembro de 2022, em isso ocorrendo, a partir de janeiro de 2023 o Plano Misto da Fapa terá a administração da Fusan