Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

10 dicas para economizar dinheiro

10 dicas para economizar dinheiro

wallet-2125548_1920

10 dicas para economizar dinheiro

Muitas pessoas começaram o ano com uma meta bem definida: economizar dinheiro. Seja para quitar dívidas, viajar ou comprar um bem desejado, é necessário juntar algum dinheiro.

Porém, o grande problema disso tudo é que economizar dinheiro não é uma tarefa nada fácil. Você acaba cedendo a algumas tentações e, quando percebe, o mês acabou e você não guardou um centavo sequer.

E tudo pode ficar mais fácil se você seguir algumas dicas:

1. Tenha um orçamento doméstico

O primeiro passo para conseguir economizar dinheiro é ter uma boa organização financeira. Com um controle preciso de todos os seus gastos e lucros, fica mais fácil ver o que está consumindo mais dinheiro e fazer cortes e adaptações para que sobre algum valor para você.

Então, crie um orçamento doméstico. Essa ferramenta vai te ajudar a melhorar sua relação com as finanças e, consequentemente, te ajudar a economizar dinheiro.

Neste outro artigo aqui, você encontra o passo a passo para fazer o seu.

2. Crie objetivos

Ter metas financeiras ou de investimentos é essencial para que você consiga economizar dinheiro. Portanto, estabeleça objetivos claros e tenha-os sempre em mente quando for gastar.

Sua meta pode ser fazer uma viagem, comprar um carro ou outra coisa. O que importa é você fixar esse objetivo e traçar um plano para atingi-lo. Uma boa forma de fazer isso é respondendo às seguintes perguntas: Quanto custa minha meta? Em quanto tempo eu planejo atingi-la? E pensando nesses dois pontos, quanto eu preciso economizar por mês para que isso seja possível? 000

3. Pare de usar o cartão de crédito

Uma das dicas mais importantes para quem quer economizar dinheiro é: pare de usar o cartão de crédito! Ele faz com que a maioria das pessoas gaste mais do que tem e cria um ciclo em que você sempre consome em um mês, o dinheiro do próximo e, então, sempre precisa do cartão.

Se livrar do cartão talvez seja uma das coisas mais difíceis que você vai fazer, porque, por alguns meses, você provavelmente vai continuar pagando parcelas e vai ter que “se virar” com o dinheiro que sobrar – sem poder recorrer ao cartão que você cancelou.

Mas depois desse período, pode ter certeza que sua vida financeira vai ficar muito mais organizada e vai ser mais simples conseguir guardar dinheiro.

4. Não tenha vergonha de pedir emprestado

Muitas vezes, você precisa de certos objetos para usar uma única vez, em algo específico, e sabe que depois aquilo vai ficar guardado e sem uso por muito tempo. É o que acontece com acessórios e peças de vestuário específicas, ferramentas e outras coisas.

Nesses casos, em vez de comprar o objeto, peça emprestado a um familiar ou amigo!

Não tenha vergonha! Essa é uma excelente forma de evitar gastos desnecessários e economizar dinheiro.

5. Procure por entretenimento gratuito (ou quase)

Ninguém precisa gastar uma quantidade enorme de dinheiro para ter acesso a entretenimento de qualidade! Na maioria das cidades existe uma infinidade de programas gratuitos todos os dias.

Portanto, antes de marcar aquela balada cara com seus amigos, dê uma olhada em outras atrações que possam ser gratuitas ou, pelo menos, mais em conta. Nos sites das prefeituras, nas redes sociais e em sites especializados você sempre encontra programas como festivais, exibições de filme, teatros e muitos outros eventos de graça – ou quase.

6. Ame cupons e programas de desconto

Hoje, muitos lugares oferecem cupons de desconto ou promoções para opções específicas. Portanto, principalmente se você vai a um mesmo lugar com uma frequência maior, procure saber dessas vantagens e aproveite para economizar dinheiro. Ficar atento a sites como o Peixe Urbano também pode ajudar nesse ponto!

Além do mais, fique de olho também em outros programas de desconto ou de promoção, como os que normalmente são oferecidos pelas operadoras de cartão, ou aqueles que te dão milhas para viagem. Se inscrever em programas como o Méliuz – que te devolve parte do dinheiro em compras online – também pode te ajudar a economizar bastante.

7. Organize seu guarda-roupa

Acredite: a bagunça no guarda-roupa é inimiga de quem quer economizar dinheiro. Isso porque, quando você tem um guarda-roupa desorganizado, não consegue ver com clareza aquilo que têm e tende a achar que sempre precisa de coisas novas. É frequente, por exemplo, que você compre uma nova peça de roupa ou sapato e, alguns meses depois, perceba que já tinha outra exatamente igual ou muito parecida.

Portanto, arrume seu armário! Separe suas coisas de uma forma que faça sentido e que você consiga visualizar bem tudo aquilo que tem. E antes de comprar algo novo, veja se realmente você não tem aquela peça ou algo próximo que possa substituí-la.

8. Seja adepto do “faça você mesmo”

O Google e os tutoriais do YouTube são ótimos aliados de quem quer economizar dinheiro e ainda passar um tempo divertido ou aprender coisas novas. Antes de comprar algo, ou pagar alguém por um serviço, pense se você mesmo não pode fazer! Hoje é possível achar de tudo na internet – de artesanato a como trocar a resistência do chuveiro – e existem muitas coisas que você pode aprender a executar sozinho.

É claro que, em algumas situações, você realmente precisa do auxílio de um profissional, mas você vai se surpreender com a quantidade de coisas que você mesmo pode resolver.

9. Não ignore os pequenos gastos

Um erro que muita gente comete quando vai tentar começar a economizar dinheiro é ignorar os pequenos gastos. “Só um cafezinho de três reais não vai fazer diferença”, “Foi só uma balinha! Dois reais!”, mas quando você parar e calcular, vai ficar surpreso com o quanto essas pequenas ações consomem do seu orçamento mensal.

Esteja sempre atento a esses gastos e estipule também um limite. Pense também em como você pode cortar alguns deles – por exemplo, trocando o café que você toma na rua, pelo feito em casa.

10. Tenha um cofrinho

Por fim, mas não menos importante, a dica é: tenha um cofrinho. Guarde nele algumas moedas sempre que possível e use o objeto inclusive para resistir à tentações como a balinha e o cafezinho que citamos no item anterior.

Entretanto, não use esse cofre para guardar grandes quantidades de dinheiro ou estocar aquilo que você está economizando por mês. Dinheiro em casa desvaloriza, não é nada seguro e você perde a chance de ter um rendimento extra. Procure um investimento eficiente para aplicar o dinheiro – tenha em mente que a poupança nem sempre é a melhor opção – e, se necessário, conte com especialistas no assunto.

(Fonte: 3ainvestimentos)

Comente,

até breve…muito breve! /*–*/

Últimas notícias

A hora de prevenir a dengue, zika e chikungunya é agora!

10 minutos por semana são suficientes para incluir a prevenção em sua rotina. Fique de...

Centralização da Folha de Pagamento

Em busca de oferecer mais praticidade e benefícios aos seus aposentados e pensionistas, a Fusan...